Sobre
Flay Alves
escritora
Quem Somos
A CriAtivas é uma plataforma digital de educação, networking e geração de renda e emprego para mulheres em sua diversidade que escrevem. Nosso intuito é promover a pluralidade no mercado literário brasileiro e na sociedade de modo geral estimulando, capacitando e conectando escritoras e leitoras pretas, nordestinas, nortistas, periféricas, indígenas (…) Mulheres em sua diversidade.
Aqui você encontra minicursos, rodas de prática, laboratórios criativos, saraus e masterclasses de escrita nas suas mais diversas modalidades e gêneros literários, passo a passo para criação de livro, caminhos possíveis de publicação de obra e pilares de construção de carreira literária, além de mentorias, consultorias, palestras e workshops para o grande público e para empresas comprometidas com a diversidade e inclusão.
Ao fazer parte da nossa teia de mulheres que escrevem você terá acesso gratuito ao nosso blog e newsletter com dicas de escrita, sugestões de práticas criativas, indicações de obras plurais, entrevistas, debates e opiniões sobre diversidade na literatura, além de poder se cadastrar no nosso marketplace, um espaço onde poderá oferecer e contratar os mais diversos serviços editoriais (redação, leitura crítica, revisão, diagramação, ilustração…). Temos também uma lojinha literária para você, escritora plural, divulgar sua obra e apoiar outras manas escritoras.
Flay Alves
escritora
Fundadora
Flay Alves é escritora maranhense, jornalista pela PUC Goiás, colunista da Revista AzMina, LinkedIn Top Voice Equidade de Gênero 2022 e autora de Donas de Si, livro-reportagem que conta a história de cinco mulheres nordestinas e nortistas que migraram para Goiás e tiveram suas vidas marcadas pela violência de gênero. Atualmente escreve sobre risos, amores, tropeços e andanças. É apaixonada por café e ama viajar, seja pelo universo mágico das palavras ou pelas rotas de viagem do mundo.
Filha de Dona Neusa, mulher analfabeta com quem aprendeu, na prática, a empreender. Para sobreviver, para mudar o mundo, para fazer o dinheiro e a prosperidade girarem entre as nossas. Filha de Anísio, homem preto de pele retinta cujo ofício era garimpar. Com ele aprendeu a escavar e lapidar as palavras espalhadas pelo cotidiano e pelas tantas experiências que nos atravessam.